quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Lenda da mãe dágua e o pobri lenhadô - a belesa da umirdadi e da ornestidadi






Nu mundo, a jenti devi di sê umirdi. pruque ninguêm é mió du qui ninguêm. tudu mundu é iguar. us pobri é iguarzinhu us rico, num tem deferenssa.

Ieu aconseio tudu mundu pá sê humirdi e ornesto pruquê é a mió coiza qui nóis podi fasê. trabaía pelu seu pópriu sustentu e podê drumi tronquilo a noiti.

Diz uma lenda qui tinha um pobri lenhadô qui vivia trabaianu prá assustentá sua famía. Eli cortava lenha cum çeu véio maxadu pa modi çobrevivê. um dia eli tava cortanu uns gáio secu na bera du rio e na úrtima maxadada, u maxadu caiu nas água du riu. Muintchu tristi, o lenhadô falu cunsigu memo: "Ai di mim, qui vai contecê agora? perdi meu únicu maxadu e agora meus fio vão morrê di fomi." I si centô na bera du rio i comessô a xorá. Di repenti, surji das água a mãe dágua e pregunta pro lenhadô:
- Pruquê qui ocê tá xoranu, seu lenhadô?
E eli dis:
- ieu perdi meu maxadu na água i era meu sustentu, agora num çei u qui vô fasê.
A mãe dágua disse prele:
-ieu vô merguiá e incontrá ceu maxadu procê, num fica trizti.
Eli diçi:
-Num çei nem comu ti gradecê.
A mãe dágua merguiô e vortô com um lindu maxadu de oro! e pergunto pro lenhadô:
- É eci seu maxadu?
- Não, sinhora, eçi num é o meu maxadu - dis u lenhadô.
Ela merguia di novo no riu e vorta cum maxadu di prata:
- É essi seu maxadu?
- Não, sinhora tomêm num é eçi.
Intonsi ela merguia di novu no riu e vortô com u maxadu de ferro:
- É essi seu maxadu?
E o lenhadô, tudu filis, dis:
- É essi, essi memo meu maxadu, como poçu ti gradessê?
Intonsi a mãe dágua dis pru lenhadô:
- Comu premiu pela sua ornestidadi i umirdadi, ieu ti dô di prezenti procê u maxadu de oru e de prata.
I deu alêm du seu maxadu maiz u di oru i u di prata prele.

Issu é uma lenda maiz a jenti devi di tentá vivê drentu na umirdadi e da ornestidadi pruquê ançim só tem a ganhá.

mensage qui ieu achei na internet (meu netu cupiô i colô aqui pa mim):

DINHEIRO NÃO COMPRA TUDO

O dinheiro compra Bíblia,
Mas não compra a fé.
O dinheiro compra o conforto,
Mas não compra a paz de espírito.
O dinheiro compra o relógio,
Mas não compra o tempo.
O dinheiro compra o homem,
Mas não compra a consciência.
O dinheiro compra o trabalho,
Mas não compra o ideal.
O dinheiro compra o poder,
Mas não compra a estabilidade.
O dinheiro compra a arma,
Mas não compra a coragem.
O dinheiro compra a terra,
Mas não compra o céu.
O dinheiro compra a força,
Mas não compra a lealdade.
O dinheiro compra a lei,
Mas não compra a justiça.
O dinheiro compra muitas coisas,
Mas não compra a morte!

Autor: Otávio de Souza

3 comentários:

Unknown disse...


oKSOKoskOKS
mEo dÉOz...como vc consegue escreve assim? nossa,mto paia isso,parabéNs,é mto ingrassado seu BROGGUI Dona Maria!
Dei altas risada,hehe

Seja sempre bem vinda ao meu bloGuyY
:)
t+

Climão Tahiti disse...

Parabéns por conseguir escrever desse jeito. =/

Machado de ouro e prata serve pra que? Além de decoração e pra derreter e vender não vejo muita utilidade... além da simbólica. =p

† Junior Hetfield † disse...


oKSOKoskOKS
mEo dÉOz...como vc consegue escreve assim? nossa,mto paia isso,parabéNs,é mto ingrassado seu BROGGUI Dona Maria!
Dei altas risada,hehe

Seja sempre bem vinda ao meu bloGuyY
:)
t+


[Comenta la dnovo]